segunda-feira, 13 de junho de 2016

Modelo do Simulacro Mágico


Existem vários modelos para explicar a Magia tais como o modelo dos Espíritos, o modelo Psicológico e o modelo Energético.

Frater U.D explica-os de forma concisa aqui:
http://www.sacred-texts.com/bos/bos065.htm

O que venho propor é um quarto modelo que chamo de modelo do Simulacro.
A ideia do modelo do simulacro é que estamos a viver numa realidade simulada e por isso (quase) tudo é possível.



Elon Musk criador da Tesla (empresa de carros elétrico) e SpaceX (empresa de naves espaciais) diz que existe "1 chance em bilião que não estamos a viver numa realidade simulada".
(http://www.iflscience.com/technology/elon-musk-thinks-theres-a-one-in-billions-chance-we-dont-live-in-a-computer-simulation/)

A ideia é que há uns anos atrás os jogos de  computador tinham um grafismo muito básico e eram composto apenas de pontos e rectângulos.
Desde desse tempo os jogos têm  evoluído  cada vez mais e de dia para dia os jogos torna-se cada vez mais realistas. Hoje em dia as pessoas vivem em ambientes, como Second Life, com ambientes tri-dimensionais. 
Daqui a pouco a realidade virtual e aumenta também se vai tornar em algo comum para a pessoa comum.
 Daqui 10 mil anos, que não é nada comparado com a escala evolucionária, é possível que tenhamos jogos de realidade virtual com grafismos e sons tão reais que sejam indistinguíveis da realidade.
Então porque devemos assumir que não estamos neste momento já a viver numa realidade simulada?

Este argumento pode ser usado para explicar a magia e todo tipo de fenômenos estranhos.

O modelo espíritos assume a realidade dos espíritos. O modelo do simulacro diz que eles existem e não existem ao mesmo tempo.
Isto é, fora do simulacro eles não existem mas existem dentro do simulacro.
Dentro de simulacro qualquer coisa é possível pois afinal trata-se de um simulacro.

A ideia de um simulacro é que ele deve ser parecer real para ser convincente.
Acredito que no futuro será fundada uma área investigação ou cientifica dedicada exclusivamente ao estudo de como criar os simulacros mais convincentes.

Um simulacro para parecer ser real têm de parecer congruente entre si, tal como o mundo mitológico de Tolkien é congruente entre si.
No campo na filosofia da teoria conhecimento existe a teoria coerentista.
Na teoria coerentista uma crença particular é justificada se aumentar a coerência do nosso sistema de crenças. 
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Teorias_da_verdade#Teorias_coerentistas)

Cada jogo também é congruente entre si e têm as suas próprias regras.
No entanto para cada jogo existem hacks que permitem driblar as regras e aproveitar falhas da realidade.
Esses hacks são falhas da matrix que denunciam que essa realidade é apenas um simulacro.

Um dos hacks da nossa realidade simulada podem ser a magia.
Elas podem ser a assinatura que o criador deste simulacrum deixou para sabermos que ele não é real.


Para algo se parecer convincente têm de ser repetivel nas mesmas circunstâncias. No entanto magia pode ser uma das únicas coisas da realidade que foi criada para não ser convincente.

As vezes magia funciona, outras vezes não.
A magia inclusive pode funcionar melhor para umas pessoas do que para outras, afinal ela é apenas se trata de uma regra aleatória inserida para ser engraçada.

Os criadores dos filmes da Disney inseriram mensagens sexuais escondidas nos filmes como uma piada (https://storify.com/ashtronangry/subliminal-messages-in-disney-films).
O criador deste simulacro pode ter alguns mecanismos escondidos no simulacro como as viagens astrais e kundalini também para ser engraçado.

Outra assinatura inserida para sabermos que não estamos na realidade base podem ser os sonhos. Afinal quando estamos num sonho pensamos que estamos na realidade base mas não estamos.


Sem comentários:

Enviar um comentário