quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ouro Alquimíco e a VITRIOL



Ouro sempre foi um dos materiais mais incorruptíveis, resistente ao fogo e a passagem do tempo.
No entanto, os alquimistas descobriram a Aqua Regis, uma mistura de ácido nítrico e ácido clorídrico concentrados. Aqua Regis era chamada água real, e era uma únicas substâncias que permitia dissolver ouro.




Um dos motivos que levava os alquimistas a dissolver ouro era a tentativa de engenharia reversa.
Como nós transmutamos nessas pessoas?
O problema é que grande parte dessas pessoas têm personalidade diferente da nossa  que será incongruente com a nossa. Outro problema, é que a nossa engenharia reversa nunca será bem sucedida porque por exemplo por mais que tentemos reproduzir o estado interno dessas pessoas nunca vamos passar pelas mesmas experiências ou circunstâncias que elas passaram.
Então se queremos produzir verdadeiro alquímico, não resta nenhuma outra pessoa senão olharmos para dentro.  Podemos de produzir o ouro alquímico a partir da nossa própria substância interior.
Podemos tentar pintarmos por fora para parecermos dourados, mas isso não passará de uma farsa.
Lembremo-nos que a Pedra Filosofial é pedra que permite transformar qualquer metal em ouro.



Ao dissolverem o ouro, eles procuravam reduzir ouro aos seus ingredientes elementares e assim obter um insight sobre o fabrico do ouro. Alguns alquimistas diziam que era preciso ouro para fazer ouro.
Seria tentador pensar que se juntássemos o ouro a outras substâncias o pudéssemos multiplicar.

Ora na alquimia espiritual, o material que é transmutado o é próprio alquimista.

Então o que seria ouro?
Se olhamos na sociedade vemos várias pessoas sucedidos que conseguiram realizar aquilo que desejavam. Então, podemos considerar que essas pessoas bem sucedidas são o ouro da sociedade.

Podemos tentar ir por uma via mais externa e procurar copiar a linguagem corporal dessas pessoas, as suas expressões faciais e o seu modo de agir.

Ou então podemos seguir uma via mais interna, tentarmos fazer uma espécie de engenharia reversa, e copiarmos a crenças e convicções dessas pessoas na esperança que uma mudança interna também cause uma mudança externa.

Isto leva-nos a expressão alquimica V.I.T.R.I.OL.   V.I.T.R.I.O.L. é a sigla da expressão, do latim "Visita Interiorem Terrae, Rectificando, Invenies Occultum Lapidem", que quer dizer: Visita o Centro da Terra, Retificando-te, encontrarás a Pedra Oculta (ou Filosofal).


Sem comentários:

Enviar um comentário